29/01/2025

A rotina de um atleta pode ser bastante desafiadora, especialmente quando é necessário equilibrar a prática esportiva com a vida acadêmica ou profissional. Além dos rigorosos treinamentos para manter um alto desempenho no esporte, os atletas também apresentam necessidades nutricionais diferentes de quem é apenas praticante de alguma atividade física.

Esse cenário pode tornar o dia a dia do atleta muito trabalhoso – especialmente quando o assunto é alimentação, a qual exige organização, planejamento e tempo. Portanto, muitas vezes, acaba sendo deixada de lado e pode gerar importantes impactos na saúde e rendimento do atleta, e é nessa hora que os suplementos para atletas podem fazer uma grande diferença.

São várias as formas como a nutrição pode melhorar a vida de um atleta, porém é preciso pensar na praticidade e otimização para atingir as necessidades aumentadas desse grupo de pessoas praticantes do esporte.

Para tal, existem os suplementos alimentares – compostos capazes de suprir demandas energéticas e nutricionais, de forma prática e rápida, ideal para encaixar na rotina dos atletas. Acompanhe abaixo quais os melhores suplementos para atletas e como incluí-los na rotina.

O que são suplementos esportivos?

Existe uma infinidade de suplementos nutricionais desenvolvidos para atender demandas específicas e isso inclui a demanda dos atletas e praticantes de atividades físicas intensas. Esse grupo de pessoas possuem um gasto energético e nutricional maior do que a população geral, portanto, eles demandam quantidades maiores de certos nutrientes e podem se beneficiar de compostos específicos para a performance no esporte.

A partir dessa demanda, surgem os suplementos esportivos: produtos alimentícios desenvolvidos para atender às necessidades nutricionais de atletas, de forma a complementar a dieta e trazer benefícios no desempenho esportivo, melhora da recuperação pós prática e manutenção da saúde do corpo.

A importância da nutrição na performance atlética

Antes mesmo de considerar o uso de suplementos para atletas, a alimentação do dia a dia precisa ser ajustada, afinal, como o próprio nome diz, os suplementos vêm para complementar uma boa base alimentar, só assim eles trarão bons resultados.

A dieta para atletas é indispensável quando se objetiva melhorar o desempenho, reduzir a fadiga e preservar a saúde. Essa dieta precisa levar em consideração o tipo de esporte praticado, assim como sua intensidade e frequência, além de outros aspectos da vida do atleta, como: exames bioquímicos, estado de saúde, rotina, alergias e intolerâncias, preferências e aversões alimentares.

A alimentação pré e pós treino do atleta também precisa ser ajustada aos treinos, a fim de melhorar o rendimento no esporte e otimizar a recuperação pós prática. A orientação de um nutricionista é fundamental para atender às necessidades nutricionais, avaliar a necessidade de suplementos para atletas e, assim, garantir uma nutrição eficaz.

Como escolher os suplementos certos

Acompanhe abaixo algumas dicas na hora de escolher os suplementos para atletas:

  • Consultar um nutricionista: para ser assertivo na escolha dos suplementos para atletas, a melhor forma é seguir as orientações de um nutricionista, que poderá avaliar as necessidades individuais e prescrever os suplementos que melhor atendem elas;
  • Realizar exames: é a partir dos exames bioquímicos que as carências nutricionais serão identificadas e os suplementos para atletas terão seu papel na restauração dos valores desses nutrientes;
  • Entender as necessidades: melhorar a recuperação pós treino, ter mais energia para realizar a atividade, aumentar o tempo e desempenho no treino…cada objetivo trará diferentes possibilidades de suplementos para atletas utilizarem;
  • Buscar uma marca de confiança: não apenas escolher o melhor suplemento para atletas, mas ser cuidadoso ao eleger a marca dos produtos, é uma atitude necessária para garantir a segurança e eficácia do suplemento.

Vitaminas e minerais essenciais para atletas

Confira as vitaminas e minerais mais importantes a serem consideradas na busca pela suplementação para atletas:

1. Magnésio

magnésio é um mineral fundamental no desempenho e saúde dos atletas, o magnésio auxilia no metabolismo energético, de proteínas, carboidratos e gorduras, o que impacta diretamente na produção de energia e desempenho no esporte.

O magnésio ainda auxilia no funcionamento muscular, por meio do seu papel na contração e relaxamento das fibras musculares. De acordo com o estudo de revisão, a suplementação para atletas de magnésio combinado com vitamina D, teve impactos benéficos na força e função da musculatura e na redução de marcadores de inflamação provocados pelo esporte.

2. Zinco

Outro importante mineral para atletas é o zinco, um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres e no funcionamento do sistema imune, ambas funções muito importantes para combaterem a produção de compostos inflamatórios, que é naturalmente causada pela prática de exercícios.

Como um ótimo suplemento para atletas, o zinco quelado ainda auxilia no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, na síntese de proteínas e manutenção de ossos. 

3. Vitamina C

Dentre as vitaminas para atletas, a vitamina C ocupa uma posição de destaque devido aos seus inúmeros benefícios. Assim como o zinco, a vitamina C é um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres e no funcionamento do sistema imune.

A vitamina C também auxilia no metabolismo energético, na formação do colágeno – que desempenha um papel fundamental na saúde das articulações e músculos – e na absorção de ferro dos alimentos.

4. Vitamina E

Outra vitamina que atua contra os danos provocados pelo exercício, é a vitamina E, um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres. 

Durante a realização de atividades físicas intensas, o corpo produz substâncias pró inflamatórias que podem ser prejudiciais ao corpo, por isso, suplementos para atletas que contém compostos antioxidantes, como a vitamina E, são essenciais.

4. Complexo B

As vitaminas do complexo B desempemnho um papel importante no metabolismo energético. Um estudo observou que a sua suplementação pode contribuir para a melhora do desempenho físico e do metabolismo energético.